Busca por crédito cai 7,7% no ano, diz Boa Vista

A demanda do consumidor por crédito registrou queda de 7,7% no acumulado deste ano, segundo a Boa Vista SCPC.

No acumulado em 12 meses, de novembro de 2014 a outubro de 2015, houve recuo de 8,3%. Ante outubro do ano passado, a retração foi de 0,6%. Em relação a setembro, o indicador subiu  0,4%.

Nos segmentos que compõem o indicador, as instituições financeiras tiveram queda de 7,7%, enquanto o segmento não-financeiro teve variação foi positiva em 5,9%.

“O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando paulatinamente desde meados de 2014, resultado observado na tendência de longo prazo (verificada pela variação acumulada em 12 meses). Os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses. Alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário”, diz a Boa Vista SCPC.

Levando em consideração o ambiente macroeconômico para 2015, a Boa Vista SCPC acredita que uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia.

Fonte: Portal G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *