Campanha de vacinação antirrábica em cachorros e gatos termina dia 03

A Campanha de Vacinação Antirrábica segue em Natal até o próximo dia 3 de novembro e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), destaca a importância da imunização dos cachorros e gatos, além de explicar as reações que a aplicação pode provocar.

A vacinação é a melhor forma de prevenção de cães e gatos contra a raiva, que é uma doença transmitida pela saliva, mordedura e arranhões de um animal que esteja contaminado. Lembrando que ainda não existe cura para a raiva humana. Animais abandonados, de rua e silvestres, como morcegos, estão mais propensos a infectar pessoas. Quem entrar em contato com algum bicho nessa situação, deve imediatamente procurar atendimento médico em UPAs ou no Hospital Giselda Trigueiro.

Um dos receios dos tutores na hora de procurar a vacinação é uma possível reação que animal possa ter ao receber a aplicação. A gerente técnica do CCZ, Úrsula Torres, destacou que nenhuma reação adversa em animais foi registrada em Natal. “Os casos em que animais tiveram reações adversas após a vacina, nós investigamos e foi constatado que os animais tinham outras enfermidades, nada ligado a vacina”, afirmou.

Embora raras, é considerado normal a ocorrência de algumas reações incluindo-se anorexia, letargia, febre e sonolência horas após a vacinação, podendo persistir por 24 a 36 horas. Assim como poderá ocorrer dor localizada, inchaço e granulomas. “É importante reforçar que para ser reação à aplicação esse evento adverso temporalmente associado a vacina tem que estar no prazo de 72 horas após a imunização”, frisou Úrsula.

Até o final da campanha, Natal conta com 16 postos fixos de vacinação (confira abaixo). Quem tiver três ou mais cães e gatos em casa, pode solicitar o agendamento da visita domiciliar da SMS até o dia 3 de novembro, para que um técnico em Zoonoses vá até a residência e vacine os animais existentes no local. Os interessados podem ligar para os números 3232-8235 ou o 3232-8237.

Até o momento, Natal já vacinou 91.108 animais, sendo 62.043 cães (62,2%) e 29.064 gatos (69%).

Distrito Sanitário Sul
Lagoa Nova: Praça do Bidico
Planalto: UBS Rosângela Lima
Ponta Negra: Associação dos Moradores dos Parques Residenciais de Ponta Negra
Capim: Supermercado Favorito da avenida Ayrton Senna.
Candelária: Conselho de Moradores de Candelária (CONACAN).
Neópolis: UBS Pirangi
Pitimbu: Superbox

Distrito Sanitário Oeste:
Cidade da Esperança: Policlínica Oeste
Quintas: UBS Quintas
Felipe Camarão: Unidade Mista de Felipe Camarão

Distrito Sanitário Leste
Tirol: UBS São João
Alecrim: Unidade de Saúde do Alecrim
Mãe Luíza: Unidade de Saúde Mãe Luíza
Ribeira: Centro Clínico Zeca Passos

Distrito Sanitário Norte II
Nossa Senhora da Apresentação: Unidade de saúde Vale Dourado
Potengi: Unidade de Saúde Soledade II

Fonte: Prefeitura do Natal

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *