Confiança do comércio sobe e tem maior nível desde agosto, diz FGV

A confiança do comércio mostrou recuperação e registrou alta de 6,4 pontos em janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o indicador atingiu 67,2 pontos – o maior nível desde agosto passado, quando registrou 67,3 pontos.

De acordo com a FGV, a alta, no entanto, pode ser apenas uma “calibragem” depois de um período de queda forte na confiança no segundo semestre do ano passado, que levou o indicador a atingir a mínima histórica em dezembro. Na comparação com janeiro de 2014, o índice de confiança teve queda de 14,4 pontos.

“Mas não deixa de representar uma boa notícia”, diz o superintentende adjunto de assuntos econômicos da entidade, Aloisio Campelo Jr. “Parece estar associada a uma virada de ano menos negativa que o previsto e à expectativa de que a velocidade de queda do consumo se reduza nos próximos meses”.

A pesquisa mostra que houve recuperação tanto na percepção sobre a situação presente quanto nas expectativas para os próximos meses. No primeiro caso, a alta foi de 9,9 pontos, para 64,2. Já o segundo subiu 2,7, para 71,4 pontos, depois de atingir o menor valor da série em dezembro.

Fonte: Portal G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *