Confiança do consumidor tem nova mínima recorde, mostra FGV

A confiança do consumidor voltou a cair em setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O recuo, de 5,3%, levou o indicador a registrar uma nova mínima recorde, a 76,3 pontos. Foi o terceiro mês seguido em que o índice renovou a mínima histórica.

De acordo com a coordenadora da sondagem, Viviane Bittencourt, a queda do indicador é resultado do enfraquecimento da atividade econômica, com reflexo crescente no mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento da incerteza.

“Para mudar esse cenário será necessária uma sucessão de boas notícias no front econômico e da atenuação das tensões no ambiente político”, diz a especialista em nota.

Situação atual e expectativas
A satisfação dos consumidores com a situação atual recuou 6% na comparação com agosto, atingindo novo patamar mínimo histórico pela sexta vez este ano. Segundo a FGV, apenas 3% dos consumidores afirma que a situação econômica está boa. Já outros 85,2% dizem que está ruim.

O indicador de expectativas do consumidor também teve forte queda na passagem de agosto para setembro, de 5,4%. Apenas 9,3% dos consumidores brasileiros preveem comprar mais nos próximos seis meses; enquanto 46,5% dizem que as compras serão menores que as realizadas nos seis meses anteriores.

Fonte: Portal G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *