Governador do RN nomeia novo secretário de Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), órgão responsável por todo o sistema penitenciário potiguar, tem um novo titular. Chama-se Cristiano Feitosa Mendes, que foi nomeado pelo governador Robinson Faria na noite desta quarta-feira (21) por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.

Cristiano Feitosa já foi delegado da Polícia Federal e exerceu o cargo de procurador-geral no final da gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Ele é o quarto secretário da Sejuc no atual governo.

O advogado Edilson França, que deixa o cargo alegando problemas de saúde, foi o terceiro secretário da Sejuc. O primeiro foi o também advogado Zaidem Heronildes da Silva Filho, que acabou exonerado da função no dia 16 de março logo após uma onda de rebeliões que afetou o sistema prisional do estado. No lugar de Zaidem assumiu a delegada Kalina Leite, secretária de Segurança Pública. Durante uma semana ela acumulou as duas pastas.

Calamidade
A Sejuc não vive um bom momento. Em março, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais do estado, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos aproximadamente R$ 5,6 milhões. No entanto, o sistema permanece em crise. No último dia 16, o decreto de calamidade foi prorrogado por mais 180 dias e a permanência da Força Nacional também renovada.

Ao falar sobre a prorrogação do estado de calamidade, Edilson França reconheceu que o sistema penitenciário potiguar é ultrapassado e que precisa de uma modernização e de mais eficiência.

Fonte: Portal G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *